sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sling ou Canguru?

Há quem não goste de nenhum mas eu fico com os dois!
Dá liberdade de movimentos e ameniza o peso na coluna da mãe.
No caso do meu filho que é agitado os dois serviram como calmante e às vezes até sedativo!
Ambos são laváveis, seguros e confortáveis para o bebê.




Canguru
No começo eu tinha medo de usar e o bebê ficar incomodado. Mas conversei com o médico, pesquisei o assunto na internet e resolvi tentar. Na primeira vez ele tinha quase 2 meses e ficou meio desajeitado. Reclamou um pouco mas depois eu descobri que ele estava com sono. Já na segunda vez coloquei e ele só reclamou porque não queria mais sair. Uso até hoje, em casa, no clube ou na rua.
Vantagens: é super prático pra vestir, super seguro e excelente enquanto o bebê está acordado.
Desvantagens: só permite uma posição e quando o bebê dorme fica um pouquinho desajeitado porque o corpo cai pro lado.
Foto: tochegando.com

Sling de argola
Esse o pediatra do Arthur disse que não recomendava por ser muito recente e dividir a opinião de especialistas no quesito segurança.
Mas como sou livre, pesquisei, li e usei a partir do 2º mês. No começo foi muito bom para amamentar em público porque permite que o bebê fique deitado e bem protegido de exposição à luz, vento etc.
Depois que o bebê começou a firmar as costas não gostava mais de ficar deitado e aí comecei a coloca-lo de frente (com as costas encostadas na minha barriga). Ele adorava.
Agora ele cresceu e eu uso na posição barriga com barriga ou com o bebê sentado de lado. Também pode ser usado para colocar o bebê nas costas mas ainda não experimentei.
Vantagens: variedade de posições.
Desvantagens: dá um pouquinho mais trabalho pra colocar/vestir.




foto: Santo Sako



Vale pros dois:
Existe no mercado uma variedade enorme de modelos e por questões de segurança é bom adquirir um produto de origem certificada.
Quando for usar pela primeira vez é importante que o bebê esteja tranquilo. É bom evitar iniciar a experiência quando o bebê estiver em alguma situação incômoda, tipo  fome, dor ou sono.

Se pensarmos nas nossas origens mais remotas vamos descobrir que ao contrário do que disse o pediatra do Arthur, essa história de sling não tem nada de recente. A maioria das mães aborígenes sempre carregavam seus bebês junto ao corpo e naquele tempo não tinha INMETRO pra garantir a segurança.
Eu já passei horas tentando fazer meu bebê dormir e a gente acabava se estressando. Daí lembrei das minhas duas ferramentas preferidas o canguru e o sling. Quando passei a coloca-lo pertinho de mim tudo ficou mais tranquilo e na hora de dormir praticamente ACABOU A CHORADEIRA. Isso porque ele dorme sozinho, sem pressão e sem stress.

E pra finalizar, uma imagem inspiradora (pelo menos pra mim é) :

Nenhum comentário:

Postar um comentário