segunda-feira, 25 de julho de 2011

Assaduras

Respondendo ao comentário de uma leitora:


Oi Rita, estou adorando seu blog. Será que tem dicas prame dar sobre assaduras? Minha bebê tem 4 meses e está sofrendo muitom já tentei mudar a pomada mas não funcionou e me disseram que é o meu leite porque ela só mama no peito ainda, será que faz sentido? obrigada Renata e Ruth(minha princeza)


Renata, não sei se posso ajudar muito porque o Arthur vai fazer sete meses e graças a Deus tive sorte até agora. Ainda ontem me perguntaram se as várias dobrinhas dele não assam mas ele nunca teve assaduras. Dizem até que assadura depende muito da própria criança mas claro, sempre vale conversar com o pediatra né?!
Eu não sei te indicar tratamento mas como PREVENÇÃO adotei uma medida super fácil: deixar sem fralda pelo menos 1 hora por dia. Tem mãe que não gosta porque tem medo do bebê ''fazer sujeira" e realmente às vezes acontece um acidente mas não é nada que a máquina de lavar não resolva.

Eu faço assim: no período da manhã e no período da tarde entre um cocô e o banho deixo ele sem fralda sob um cueiro ou fraldinha de pano brincando ou no colo mesmo. Faço isso desde que ele nasceu só que no inverno, em dias muito frios eu enrolo numa manta ou  visto uma calça mesmo e quando ele faz xixi eu já troco em seguida. Outra coisa que eu faço é não economizar na fralda. Sei que não é ecologicamente correto mas prefiro trocar mais vezes a arriscar que ele fique assado. Os bebês são imprevisíveis né...pelo menos o meu é! Tem dias que faz mais xixi, outros dias  menos. Então por via das dúvidas eu evito esperar até a fralda ficar pesada de xixi. Troco pelo menos a cada 3 horas no máááximo. 
Eu uso pomadas que tenham dióxido de zinco para prevenir, não uso talco, nem óleo e sempre procuro retirar toda a pomada que entrou em contato com o xixi antes de passar outra camada.

Tem um site que recomendo pra todas as mamães porque eu sigo desde a gravidez. É o bebê.com.br nele tem muita coisa legal e achei uma matéria sobre esse assunto. Entra  que com certeza vai ajudar, depois me conta se deu certo. Espero que você e a pequena Ruth superem rápidinho essa fase chata, tá?! Obrigada por participar! Beijos.

2 comentários:

  1. Obrigada pelas informações. Estamos sem convênio médico no momento então não dá pra ficar ligando pro pediatra sempre que pinta uma dúvida e até a outra consulta chegar tem chão.
    Esse negócio de deixar sem fralda pra mim é novidade...normalmente uso aquelas fraldas que aguentam até 12h da pampers mas vou experimentar fazer isso então.
    Abraço Renata e Ruth.

    ResponderExcluir
  2. Renata me desculpa a intromissão, mas já que você pediu minhas dicas vou te falar uma coisa seríssima: Cuidado com as propagandas! Palavra de publicitária. Só porque a embalagem diz que 1 fralda = 1 noite inteira não significa que a gente deve colocar e esquecer da vida. Se você ler as "letrinhas miúdas" vai ver que isso depende muito dos hábitos do bebê. Meu filho por exemplo mama 2 ou 3 vezes durante a noite então é óbvio que ele vai fazer mais xixi do que uma criança que dorme a noite toda.Eu sempre tenho que troca-lo de madrugada senão vaza tudo. Não sei os hábitos da sua filha mas se a gente parar pra pensar 10 ou 12 horas com aquele monte de camadas de plástico e algodão sobre a pele é um absurdo!
    Já imaginou você usando um absorvente por tanto tempo...além de desconfortável é nojento né?! imagina pra um bebê como é ruim também ficar com a pele sem respirar.NÃO ESTOU DIZENDO PRA ACORDAR SUA FILHA só pra trocar a fralda mas se ela sofre com assaduras pode ser que o uso desse tipo de fralda só piore a situação. É bom prestar atenção e fazer uns testes quem sabe a solução pro problema não está aí. Beijos

    ResponderExcluir