quinta-feira, 23 de junho de 2011

5 Dicas para quem está grávida (seguir ou não)



Curta sua gravidez ao máaaaaaaximo! Passa super rápido então não deixe que os desconfortos superem os vários momentos de felicidade que você vai ter. Lembre-se que o tempo não volta. Relaxe e aproveite todos os detalhes. Até a consulta médica fica legal porque você vai ouvir o coração do bebê e saber comoestá o desenvolvimento dele. Uma amiga me disse quando engravidei: "Se não tiver desejo nenhum, invente mas aproveita". Foi um dos melhores conselhos que recebi. Depois que o  bebê nasce a gente normalmente passa por um período de anulação e só pensa no rebento. Não que isso seja ruim mas já que podemos ser mimadas, por que não?

Mantenha-se linda! Não é a toa que a mulher fica mais bonita quando engravida. A chuva de hormônios que recebemos durante a gravidez deixa nossa pele mais vistosa, o cabelo mais sedoso e o brilho nos olhos mais intenso. Mesmo assim  por mais que estejamos de bem com a vida, um dia a gente acorda e pensa: Tô gorda, tô feia, tô com o corpo esquisito, etc. Para combater esses momentos de auto tortura esteja sempre bem arrumada. Se for possível faça um book fotográfico para acompanhar a gestação com direito a produção de cabelo e maquiagem. Vale tudo para fazer esse momento mágico durar mais e colecionar elogios.

Excercite-se! Além de todos os benefícios que o exercício físico proporciona ( e a gente já tá careca de saber) gestantes que mantêm uma atividade regular tendem a inchar menos e sentir menos desconfortos. Pode ser um alongamento, uma caminhada, dança, yoga, hidroginastica ou outra atividade liberada pelo médico. O importante é se mexer.


Prepare-se para amamentar. Vou dispensar o sermão sobre aleitamento materno porque os médicos e órgãos competentes já cuidam de nos convencer que amamentar é tudo de bom! E é mesmo. Maaaasss o começo não é tão lindo quanto a gente vê na TV. Cerca de 90% das mulheres têm dificuldades para iniciar a amamentação e eu só descobri isso quando chegou minha vez. Conto em outro post essa parte da aventura. Se você pretende amamentar, faço votos sinceros para que tenha sorte e não enfrente nenhum tipo de problema. Mas se quiser prevenir tome o sol da manhã ou do final da tarde por pelo menos 15 minutos todos os dias. Além disso você pode iniciar massagens no seio e nos mamilos para ir "treinando" seu corpo para o grande momento da amamentação. Converse com seu médico e se possível visite um banco de leite no final da gestação para saber o que fazer quando pintar as dúvidas. O início é trabalhoso mas a recompensa é M A R A V I L H O S A .

Ignore gente chata. Sabe aquela pessoa que faz questão de contar casos bizarros e traumáticos sobre parto e aquela outra que fala assim: "Tá grávida? Aproveita pra dormir enquanto pode, porque nunca mais você vai dormir"... Tem também aquela que fica reparando em tudo o que você come: "Olha lá hein...vai ficar gorda demais". Bom, gente chata é o que não falta nesse mundo! Algumas pessoas não se importam se na cabeça de uma mulher grávida já passam 1.322.458 preocupações, ansiedades e dúvidas por minuto.
Mas o melhor é fugir desse tipo de gente. Ignore, se faça de boba ou de surda. Faça cara de paisagem e solte um sorriso de miss. Não entre na dela! Você e seu bebê só precisam de boas energias, boas vibrações e alto astral por perto. O resto, ignora!

2 comentários:

  1. Ritão....eu não sou mãe ainda, mas sabe que eu até entendo sobre o que vc está falando (ignorar), minha irmã recebeu essas dicas bizarras quando estava gravida da minha sobrinha, até falar para ficar 40 dias sem lavar a cabeça a sogra falou... imagina acatar isso nos dias de hoje. Gente as grávidas ainda são mulheres, que homem iria querer alguém sem a cabeça lavada? kkkk...
    Amei o blog, com toda particularidade Rita Gomes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cassinha, adorei...faço minha, as suas palavras...como aproveitei muuuiiiiiiiittttttttttooooo a minha gravidez, o que basta dizer é que assino embaixo. Beijos pra vcs...
    Tati Mansano e Miguel

    ResponderExcluir