terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pra variar, a culpa é da mãe!


Você é da turma que "Culpa seus pais por tudo?" Não? Ah então com certeza é da turma que culpa os pais dos outros.

De todas as asneiras, doideiras, idiotices e absurdos que já ouvi sobre maternidade o que vou contar agora é a maior e mais cruel de todas as "matrocidades".
Eis que minha Sister foi à reunião de escola da minha amada idolatrada salve, salve afilhada e ouviu de um palestrante diplomado em sei lá o que:

"QUANTO MAIS CEDO A CRIANÇA FOR PRA ESCOLINHA MELHOR.  SÃO AS MÃES QUE  DEMORAM A MANDAR SEUS FILHOS PARA A ESCOLA QUE  ATRASAM O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA  E É POR ISSO QUE O PAÍS NÃO VAI PRA FRENTE."

Leu direito? Entendeu? Porque eu fiquei tããããããooo chocada que demorei a processar a informação.

Quer dizer que o fato de EU, RITA escolher  cuidar do MEU filho ao invés de colocar um bebê na creche e ir trabalhar sou a culpada pelo Brasil ser esse país que é?! Ah tá!

Bom, eu não estava lá pra me defender mas aqui eu posso fazer isso. So, here we go!

Pra começo de conversa posso estar enganada mas não acredito que colocar um bebê numa Escolinha ou Creche pode afetar positivamente o intelecto dele. O máximo que ele vai aprender é :

1 - chorar um pouco até acostumar que ninguém pode ficar com ele no colo o dia todo.
2- ficar mais tempo do que ele gostaria com a fralda molhada;
3-ser mais independente e  conviver com outras crianças;
4- amadurecer o sistema imunologico dele mais cedo porque é uma virose atrás da outra né?!;
5- ter uma rotina mais regrada com horários pra acordar, dormir, comer e brincar;
6- não ter os pais por perto enquanto ele aprende coisas novas;
7- surpreender os pais com mordidas, tapas, birras e outras coisas que ele vai aprender convivendo diariamente com pessoas que não são da sua família.

Claro que devem ter mais aspectos positivos mas lembre-se que estou me defendendo de um ataque!

Acho que as chances de meu filho ser um Einstein fora ou dentro da creche até os 03 anos de idade são as mesmas. E que o fato das crianças irem muito cedo pra escolinha pode até prejudicar a relação com os pais, porque apesar das EXCEÇÕES, quem passa a educa-las são as Tias da escolinha. A verdade é que muitos pais acabam se acomodando.
Acho que quem precisa deve sim optar por esse recurso mas dizer que isso é o melhor para todas as crianças do mundo já é demais.

E pra concluir minha defesa, devo dizer que muito antes de engravidar eu já lia sobre assuntos relacionados à educação infantil porque tenho 03 sobrinhos lindos e tudo o que diz respeito a eles me interessa. Nessas idas e em outras vindas encontrei Içami Tiba que entende um pouco da nossa alma materna.
Olha só a opinião dele quando perguntado em um entrevista sobre qual a idade certa para colocar a criança na escola:


"A idade boa para a criança ir para a escola é 3/4 anos. Uma criança com 2 anos fecha a socialização elementar, isso é, um ciclo de desenvolvimento de auto conhecimento. Onde ela já sabe manifestar suas necessidades, se quer dormir, se quer comer, necessidades fisiológicas. É ela e ela mesma. Depois vem um período que vai até os 4, 5 anos de idade que é a socialização familiar. Aprende quem é a mãe, quem é o pai, quem deve prestar contas, quem vai cuidar dela, coisas desse tipo. Hoje uma criança fica mal, não sabe quem chamar. Se chama o motorista, a babá, mãe ou pai, olha que confusão. Bom, depois dessa socialização familiar pronta, ele tem um nome familiar. Aí pode receber outro que agrega. A socialização comunitária, dos colegas, da escola. A criança hoje está recebendo como nome, a socialização comunitária e não a da família. Nós estamos atropelando uma etapa. E esse atropelo repercute na formação. Aí a criança, o jovem vai se juntar mais para judiar, porque ele não tem uma formação familiar de cuidar do irmão ou de outro e coisas desse tipo.

São vários pontos que determinam o que está acontecendo hoje. Um deles é a falta da força de família. A convivência com uma pessoa que lhe passe valores. A família como transmissão de valores. E não provedores. Provedor a gente acha em qualquer lugar, até o Estado é provedor.

As crianças de dois anos, por exemplo, estão numa faixa de ampliação pro mundo. Hoje tem pesquisas que mostram que uma criança que fica com alguém que converse com ela, a babá, a mãe, seja quem for mas que dê atenção especial, se desenvolve mais do que a criança que vai pra creche. Porque a ideia é de que se fosse para a creche, estaria cuidada. Não é! É menos solicitada, fica mais solta, ninguém fala com ela. Não estou dizendo que todas são assim, estou falando na média. E aí, medindo o número de palavras, do aumento de vocabulário, geralmente por volta dos três anos de idade, a criança que tem uma pessoa que de fato está presente, fala muito mais, é mais viva, percebe mais coisas. Quem está na creche não, fica meio bitolado. E isso reflete primeiro no vocabulário, e se reflete no vocabulário, reflete no desenvolvimento. A coisa é mais séria do que se está falando. A criança, se tiver que ir cedo para a escola, pelo menos que fique meio período."

Me desculpe quem é a favor de creche, mas eu sou contra! Pelo menos antes dos 2 anos de idade. 
Se de qualquer forma a culpa vai ser minha, pelo menos seja feita a minha vontade de ficar com meu bebê em casa. E tenho dito!

Um comentário:

  1. Apoiada!!!! Sigo essa mesma linha de pensamento, até mesmo pq fiquei com o meu rebento integralmente até os 2 anos e 10 meses que foi quando ele entrou na creche, ele se desenvolveu super bem em casa, e posso dizer isso pq enquanto outras crianças da mesma sala dele mal falavam ele já falava perfeitamente conhecia letras, números, cores e várias outras coisas que eu como mãe entre cuidados, mimos e brincadeiras fui ensinando a ele. Portanto, concluo que no meu caso o q Içami Itiba diz é a mais pura verdade.

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