segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nasceu!! E agora?

Orientações médicas que recebi junto com a alta do Arthur mas eu só li direito depois de sofrer um dia inteiro com ele chorando de cólica. E me perguntando por que não me deram um manual.

Alimentação
Leite materno à vontade; oferecendo o peito sempre que o bebê solicitar e não ultrapassando intervalos de 3h. ( O Arthur entendeu 30 min.)
Não amamentar com o bebê deitado; (Faço isso até hoje, meu filho nunca teve dor de ouvido por causa disso. Sorte a minha.)
Para saber se o bebê está mamando um volume bom de leite, preste atenção à quantidade de xixi que ele faz.

Cólicas
Comum até o final do terceiro mês de vida. Aquecer a barriga do bebê e com o aval do pediatra medicar se necessário.
A mãe deve alimentar-se normalmente e beber muita água. ( O pediatra que recepcionou o Arthur disse também para evitar consumir leite e derivados, feijão e refrigerantes. Muita gente foi contra a minha decisão de seguir a risca essas recomendações dizendo que consumir leite era essencial para produzir bom leite. Um belo dia resolvi tomar iogurte e o pequeno até suou frio de tanta cólica L . )


Umbigo
A queda do coto ocorre geralmente até o décimo dia de vida. Enquanto isso não acontece deve-se limpar com álcool 70% em toda troca de fralda.  É normal se ocorrer sangramento discreto durante a limpeza ou após a queda do coto.
Não usar faixa. ( Ai ...mais uma polêmica na minha vida de mãe! Ignorei toda a falação na minha orelha e resolvi seguir a orientação médica. Deu tudo certo.)

Higiene
Banho diário com sabonete neutro
Não usar talcos, perfume e hidratantes ( Na 1ª consulta com o pediatra do Arthur perguntei porque não poderia usar aquele monte de coisinhas cheirosas que ele tinha. O pediatra riu e perguntou: Quem disse que não pode???)
Na troca de fralda, usar água e sabonete, ou algodão ou ainda lenços umedecidos. ( Até o Arthur fazer 3 meses  usei só algodão mas depois que descobri a praticidade dos lenços umedecidos adotei o uso quando saia de casa. Hoje uso quase sempre nas trocas de xixi e quando o cocô é fora de casa. Mas nada melhor que o bom e velho chuveirinho.)
Usar pomada indicada pelo pediatra para prevenir assaduras.

Banho de sol
Iniciar após a alta hospitalar todos os dias só de fralda por 15 minutos antes das 9h da manhã ou após às 16h ( 17h se for horário de verão. É bom proteger a cabeça e os olhinhos do bebê). 
Outras observações ( Que eu não li no dia da alta e depois fiquei fazendo perguntas idiotas)
Quando levar o bebê para 1ª consulta? Agende  no primeiro dia após a alta.
Quando tenho que dar vacina? O bebê já sai do hospital vacinado contra Hepatite do tipo B. E no 1º mês de vida deve tomar a BCG. Depois basta seguir o calendário do Estado.
O teste do pezinho não foi feito no hospital e agora? Ele pode ser feito no hospital que o bebê nasceu ou no posto de saúde até o 5º dia de vida.

Calma, mãe!É normal:
Ficar com o nariz entupido.  Se ocorrer usar soro fisiológico 0,9% em cada narina sempre que necessario. (Isso o Arthur não teve).
Espirros, Soluços e pequenas golfadas; ( Isso o Arthur teve muuuuuuiiitttoooo)
Tem bebê que não arrota. Mesmo assim é necessário deixa-lo em pé no colo por no mínimo 10 minutos para evitar que ele regurgite.
Na menina pode ocorrer secreção vaginal esbranquiçada e as vezes sanguinolenta.







Nenhum comentário:

Postar um comentário